O UX Weekend é um curso intensivo sobre UX Design que acontece aos finais de semana, aonde os alunos aprendem através de atividades práticas com uma abordagem de design centrado no ser humano, aonde pesquisas e testes com usuários possibilitam a criação de produtos que atendam as necessidades, desejos e limitações das pessoas.
No final de maio, em Florianópolis, o UX Weekend completou o número de 30 45 edições pelo Brasil. Ao todo foram 13 cidades com a participação de mais de 770 1170 profissionais de diferentes empresas como Buscapé, Locaweb, Google, EnglishTown, Folha de São Paulo, Estadão, TIM, TV Globo, SBT, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Positivo, NeoGrid, Tesla, Cadastra, InBrands, Genesys, Mundi e Hotel Urbano, compartilhando histórias e trocando experiências sobre pessoas e suas relações com os produtos.
Devido a essa marca significativa, decidi contar aqui um pouco de como vem sendo essa experiência de compartilhar experiências.
Como começou o UX Weekend?
O projeto inicial do UX Weekend surgiu em 2013, ano em que eu já vinha ministrando outro curso na cidade de São Paulo, sobre Web Design Responsivo. A ideia era criar um treinamento que funcionasse como uma introdução para os iniciantes, mas também pudesse gerar discussões mais aprofundadas com profissionais que já trabalhavam na área.
A primeira turma foi aberta no final do mês de setembro no iMasters Lab em São Paulo, e teve as suas 18 vagas preenchidas. Além do conteúdo que eu havia preparado, convidei o meu amigo e mestre Horácio Soares para falar no segundo dia do curso, com foco em temas como Mobile e Acessibilidade. A parceria com ele funcionou tão bem, que decidimos ministrar juntos a segunda turma, que já havia sido planejada para acontecer no Rio de Janeiro. A repercussão de ambas as edições foi muito boa, o que nos motivou a seguir em frente.
As turmas seguintes foram acontecendo de uma forma alternada: algumas delas em parceria com o Horácio (Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro), e outras somente comigo (Campinas, São Paulo e Vitória). Mesmo com a nossa sociedade nessas turmas sendo bastante produtiva, eu e o Horário decidimos – após muita conversa e com outros projetos na cabeça – encerrar a nossa parceria, com ele tocando os seus próprios cursos de UX Mobile e Testes de Usabilidade, e eu seguindo com o UX Weekend.
Nos meses seguintes, o curso rodou pelas cidades de Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Brasília e João Pessoa, além de outras tantas edições no Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que 90% das turmas aconteceram em espaços de Coworking como o Vilaj, a Experimental e as diferentes unidades do Impact Hub.
Os conteúdos abordados
A proposta do UX Weekend sempre foi ser um curso com atividades práticas, de forma a não somente transferir conhecimento, mas também criar a possibilidade de implementação dessas metodologias no dia a dia de trabalho dos participantes. Para isso, resolvi escolher técnicas que fossem viáveis de se implementar em praticamente todos os tipos de projeto, como a criação de Personas, a Jornada do Consumidor, a aplicação de Card Sorting e os Testes de Usabilidade.
Mas, durante todas as edições, o curso sempre teve um conteúdo bastante flexível, tratando de diferentes temas de acordo com o progresso das discussões com os alunos, o que fez com que dificilmente os assuntos se repetissem entre uma turma e outra. Entre os diferentes conteúdos que já foram abordados estão os Manifestos de Design, Lean UX, Design Thinking, Prototipação, UX Canvas, Design Emocional, Confiança Criativa, Atomic Design, Mobile First, Design Responsivo, Proto-Personas, Pesquisas Qualitativas, Acessibilidade, Avaliação Heurística, Casos de Uso, User Stories e Retorno sobre Investimento em UX.
Sempre promovendo a colaboração, a empatia e a experimentação, essa abordagem flexível fez com que o curso fosse procurado pelos mais diferentes profissionais como Web Designers, Diretores de Arte, Arquitetos de Informação, Designers de Interação, Desenvolvedores Front-End e Back-End, Jornalistas, Publicitários, Profissionais de Marketing, Analistas SEO, Gerentes de Produto, Administradores, Empreendedores, Psicólogos, Engenheiros, Bibliotecários, Economistas e até mesmo um Palhaço Profissional. Tudo isso criou um ambiente de intenso networking com as mais variadas trocas de experiências.
A continuidade do projeto
O UX Weekend continua com novas turmas abertas, buscando aprimorar ainda mais os conteúdos e práticas, e também alcançar cidades ainda não visitadas como Manaus, Fortaleza e Maceió. Nesse ano também começaram a acontecer as turmas In Company, com conteúdos mais focados nas necessidades de cada empresa contratante.
Toda essa troca de experiências vêm sendo muito enriquecedora para mim quanto profissional e como ser humano, e saber que estou podendo contribuir de certa forma com a evolução do mercado digital brasileiro é um fato muito gratificante. Por isso, que venham mais 30 edições do UX Weekend!
Para conhecer mais sobre o curso, assista ao vídeo abaixo ou acesse uxweekend.com.br.