Em 2006, David Armano criou um diagrama com os elementos que ele considerava essenciais para uma boa experiência digital. Esse diagrama foi baseado no artigo The Essence of Effective Rich Internet Applications escrito em 2003 por Kevin Mullet, da Macromedia. À esse diagrama, David deu o nome de Holy Trinity of Digital Experience Design, algo como “A Santíssima Trindade da Experiência Digital”.
Para algumas de minhas palestras, fiz a minha própria versão desse diagrama, que chamo apenas de “Tríade da Experiência Digital”, e onde transcrevi esses elementos como: [1] projetar para pessoas, [2] compartilhar boas histórias, e [3] estimular os sentidos.
Considero esse diagrama como um guia essencial para nortear qualquer projeto digital. Particularmente, procuro usar essas premissas em todos os meus trabalhos. Veja abaixo o diagrama.
David chegou a atualizar esse diagrama, após um comentário de Don Norman sobre a questão da sustentabilidade, da necessidade dos produtos resistirem ao tempo, se adaptarem e evoluírem, e chamou esse novo diagrama de Experience Diamond. Porem, prefiro tratar a sustentabilidade como uma outra questão, não acoplada a esses elementos, apesar de relacionados.
E você, o que acha da proposta desse diagrama? O que você acha que pode significar “compartilhar boas histórias” ou “estimular os sentidos” em um projeto digital? Deixe seu comentário, e vamos estender essa discussão 🙂