Falar da presença e da importância da participação ativa de pessoas negras em ambientes criativos é urgente. Quem vem bater esse papo hoje, é a Vanessa Ferreira, conhecida como @pretailustra.
O #PegaaDica de hoje vem direto da Campus Party Digital Goiás 2020. Ano passado rolou um bate-papo muito interessante entre Edu Agni (fundador da Mergo) e Vanessa Ferreira, mais conhecida como @pretailustra e uma experiente diretora de arte e ilustradora.
O tema foi a produção e o acesso de artistas negros aos espaços de ilustração e publicidade. Foram abordadas, também, questões como a acessibilidade das tecnologias, a falta de oportunidades, e como o desenho foi a forma que a própria Vanessa encontrou de estar no mundo.
Para quem pensa a experiência que produtos e serviços proporcionam, a conversa foi super relevante, mostrando como ainda falta para pensarmos em uma experiência inclusiva para todos as pessoas usuárias.
Confira:
“Nunca o mercado publicitário esteve preparado para pagar o justo, o piso salarial para uma diretora de arte negra. (…) A gente acaba sendo silenciado quando a gente começa a falar demais, quando a gente começa a corrigir o espaço… (…) Pra gente ser aceito nesse espaço, a gente tem que ser mudo” — Vanessa Ferreira.
E na busca por levar essa discussão para um espaço ainda maior com mais vozes, experiências e pontos de vista, em celebração ao Dia da Consciência Negra, vamos falar sobre a diversidade racial dentro das empresas. Um mito ou uma mudança palpável, ainda que a pequenos passos?
A 3ª edição do Consciência Negra no Design acontece no dia 19/11, às 19h. É online e gratuito. Para assistir, acesse: www.mergo.com.br/consciencianegra/