Empatia é a capacidade de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias e enxergando sob o ponto de vista alheio. Empatia é o primeiro pilar do Design Thinking, e definitivamente é a principal habilidade a ser desenvolvida por profissionais que almejam trabalhar na área de Experiência do Usuário. Afinal, criar produtos e soluções para outro ser humano passa inevitavelmente por compreender as necessidades pelo ponto de vista do outro, colocando-se no modelo mental da pessoa que usará o produto e entendendo como essas necessidades e prioridades mudam em sua vida.
Alias, a empatia não é essencial apenas para profissionais de Experiência do Usuário, e sim para todo o convívio em sociedade. Afinal, a incapacidade das pessoas de enxergar o ponto de vista alheio e de considerar as experiências e sentimentos dos outros é a raiz do preconceito, conflitos sociais e desigualdades – o que me faz considerar que visitar o Museu da Empatia ao menos uma vez na vida deveria ser obrigatório para todo ser humano.
Recentemente descobri no site do TED uma palestra interessante da professora Brené Brow, que estuda as relações humanas – a nossa capacidade de criar empatia, de pertencer, de amar. Numa comovente e divertida palestra no TEDxHouston, Brené partilha uma visão profunda da sua investigação, que a fez mergulhar numa busca interior para se conhecer totalmente e também para compreender a Humanidade. Abaixo, em um clipe da série RSA Shorts intitulado The power of empathy, você pode ouvir um pequeno trecho da palestra de Brené Brow acompanhada de uma animação feita por Katy Davis. Vale a pena 😉
Quatro qualidades da empatia
Durante a palestra, Brené Brow comenta que Theresa Weiseman, uma estudante de enfermagem que estudou as variadas profissões onde empatia é relevante, levantou quatro qualidades da empatia, as quais você pode ver abaixo:
- Tomada de perspectiva (a habilidade de tomar ou reconhecer a perspectiva da pessoa como verdadeira).
- Ausência de julgamento.
- Reconhecer emoções em outras pessoas.
- Comunicar essas emoções.
Lembre-se sempre: empatia é diferente de simpatia. Empatia é sentir com as pessoas.