Claudia Woods, quando ainda era diretora de marketing da ClickOn, falou um pouco para a ProXXIma sobre as estratégias usadas por sites de compras coletivas no ambiente digital, para moldar a experiência de compra dos consumidores através da estratégia de venda, utilizando para isso conceitos de user experience.
Confira abaixo o vídeo com o depoimento de Claudia Woods.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QL2ryqvFK-o?rel=0]
Sobre a estratégia comentada no vídeo
Aquilo que para uma empresa representa uma estratégia de venda, para um usuário representa uma experiência de compra. Sobre a fala da Claudia, não acredito que a intenção dela represente o melhor foco na experiência do usuário. Eu particularmente não gosto desse formato de compra em apenas uma tela, pois isso não passa de uma forma de se aproveitar do impulso do usuário. Nesse modelo, aquilo que se converte em uma venda para a empresa, pode acabar sendo um equívoco para o usuário, que não teve muito tempo para análise e reflexão. E aquilo que gera equívocos na experiência de uso não fideliza clientes.
O modelo de mercado baseado em compras coletivas acabou se transformando em uma espécie de bolha, e que já está em vias de estourar (se é que já não estourou), e justamente por isso é interessante entender o pensamento por trás desse “suposto” projeto de experiência do usuário. Isso explica muito sobre os rumos que esse mercado tomou.
E você, o que acha sobre a fala da Claudia Woods? Deixe seu comentário, e vamos continuar essa discussão 🙂