O Tree Testing, também conhecido como Teste de Árvore, avalia a estrutura de um site e a facilidade com que as pessoas encontram os itens nele.
Testes com a pessoa usuária (quase) nunca é demais, né?! E quanto mais formas de fazer isso você tiver, melhor! Assim, é possível entender qual método funciona melhor para o seu objetivo — inclusive, é possível combiná-los. Hoje, vamos falar do Tree Testing.
Esta é uma técnica usada para validar a estrutura do conteúdo de um site, app ou plataforma, ou até mesmo o resultado de um card sorting. Para realizá-la, basta pedir às pessoas usuárias que encontrem itens com base na organização e na terminologia do site. Normalmente, ele é realizado no início do processo de design usando ferramentas online.
O Tree Testing, também conhecido como Teste de Árvore, exibe apenas os links de navegação e remove qualquer confusão adicional para quem o realiza.
Ao usar esse método para avaliar a estrutura do seu site, você tem uma maneira de medir a facilidade com que as pessoas usuárias encontram os itens dentro dele.
Com ele, é possível mostrar uma estrutura de menu aos usuários em sua forma mais básica, sem se preocupar com o layout ou design. E é solicitado às pessoas usuárias que concluam uma série de tarefas procurando itens usando apenas a estrutura do site.
Normalmente, as sessões são bastante curtas (cerca de 15 a 20 minutos) e têm, em média, cerca de 15 a 20 tarefas por sessão.
Por que optar pelo Tree Testing
Se você perguntar quais as vantagens ou por que usar o Tree Testing, podemos enfatizar 3 motivos:
- As sessões são curtas, facilitando o recrutamento
- O teste pode ser realizado remotamente, o que reduz o custo
- A análise dos dados é feita de forma rápida
Mas para além disso, ele permite que você teste visualmente a navegação do seu site ou app e o quanto aquele conteúdo é “encontrável”. E isso te ajuda a identificar os problemas de navegação antes de construir um protótipo, o que economiza tempo e dinheiro.
Como fazer o Tree Testing
1. Estabeleça seus objetivos
Antes de começar a construir o seu Tree Testing, é preciso ter claro:
- O que você quer testar e melhorar?
- A quem o teste será direcionado e por quê?
- Quando ele será usado?
2. Definir uma árvore
Você pode criar o Tree Testing do zero ou importar um arquivo CSV. O UXtweak Tree Testing é um ótimo editor e oferece um recurso útil para carregar a árvore do site ao vivo usando seu URL e um ID. Essa função vai economizar muito tempo, especialmente ao testar estruturas complexas.
3. Criar tarefas e cenário
Escrever corretamente as tarefas que devem ser realizadas é essencial para que os respondentes se comportem da forma mais natural possível. Você quer que as pessoas respondentes interajam com menus e outras estruturas de informação exatamente como fariam em uma situação da vida real.
4. Recrutar entrevistados
Depois de iniciar seu Tree Testing, agora é hora de compartilhá-lo com seus entrevistados. Recomendamos apontar para um número de respondentes na faixa de 40 a 60 pessoas usuárias, com 30 como o mínimo.
O Tree Testing pode ser realizado tanto presencialmente, como online. Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas, como o Optimal Workshop e o UserZoom.
Analisando os dados
Os resultados do Tree Testing, normalmente, são fáceis de analisar e as ferramentas online disponibilizam gráficos visuais para cada tarefa, permitindo que você veja claramente onde estão as áreas problemáticas da arquitetura de informação. Ao olhar para os resultados, você identificará as seguintes medidas:
- Taxa Directness: a porcentagem de usuários que completam a tarefa sem problemas e obtêm a resposta correta na primeira vez.
- Taxa de sucesso: a porcentagem de usuários que completaram a tarefa.
- Taxa de velocidade: o tempo que os usuários levaram para concluir uma tarefa.
Depois de analisar os dados, você pode descobrir o que funcionou e o que não funcionou na estrutura do site. Esta pesquisa ajudará você a fazer alterações e entender se os problemas estão relacionados à organização do conteúdo ou à rotulagem da categoria.
Resumindo, o Tree Testing é uma maneira rápida, simples e barata de avaliar a estrutura do seu site e ele vai te fornecer descobertas valiosas e um entendimento maior de como as pessoas usuárias navegam (ou gostariam de navegar) pelo seu site ou aplicativo.