No sábado do dia 22 de outubro aconteceu o iMasters InterCon 2011, que foi realizado no Hotel Unique em São Paulo. O evento foi dividido em quatro áreas: Arena Criatividade para Aplicativos, Hackaton, SocialMedia Meeting e Conferência de Métricas.
Durante todo o evento, estive concentrado exclusivamente na Arena Criatividade (com exceção da palestra em que chamaram design de “mera maquiagem”), e por isso pretendo comentar algumas das melhores palestras que aconteceram por lá.
A primeira apresentação que veremos aqui é a do Frederick Van Amstel, que é pesquisador PhD na Universidade de Twente na Holanda, Diretor do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação, e responsável pelo blog Usabilidoido.
Em sua apresentação, focada em elementos da experiência do usuário e desenvolvimento ágil, Fred nos trouxe algumas reflexões interessantes, como o questionamento sobre a eficiência do modelo de desenvolvimento proposto por Jesse James Garret (Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície). Segundo ele, esse modelo não funciona em ambientes de Desenvolvimento Ágil como o SCRUM, Kanban ou XP.
O modelo de Garret propõe um desenvolvimento baseado em camadas sequênciais, onde o início de uma etapa está diretamente condicionada ao término da etapa anterior, num trabalho que vai de baixo (abstrato) para cima (concreto).
Ao traçar um paralelo com a construção de um prédio real, Fred mostrou que o Desenvolvimento Ágil de um aplicativo pode não seguir uma sequência tão lógica e direta, e sim transitar constantemente entre as diferentes camadas.
Um modelo ágil de desenvolvimento deverá promover a modularidade das diferentes camadas, permitindo assim a flexibilidade do aplicativo para possíveis extensões ou customizações das suas funcionalidades.
Veja abaixo o vídeo e os slides da palestra.
Para finalizar o post, deixo para vocês três perguntas para reflexão, as mesmas que o Fred deixou ao final de sua palestra:
- O seu aplicativo é um produto ou é um serviço?
- Que experiência do usuário ele proporciona?
- Como você gerencia processos de mudanças?