Veja as dicas de Joni Galvão para fazer um storytelling infalível na hora das apresentações dos seus projetos.
Mais um #PegaaDica e dessa vez, vamos falar sobre apresentação. Essa é uma rotina comum na vida de quem trabalha com projetos, né? Apresenta para o time, para os stakeholders, para a liderança… E uma boa apresentação faz toda a diferença!
Mais do que falar bem, segurar o nervosismo ou fazer slides atrativos, uma apresentação que fisga quem assiste precisa de técnica. Ou melhor: técnicas! E elas são capazes de levar a sua apresentação para outro nível. E esse conjunto de técnicas resultam no que conhecemos com storytelling. Que, em bom português, é a arte de contar boas histórias.
E quem vai te ajudar a mudar toda a dinâmica das suas apresentações de agora em diante é Joni Galvão, ex-fundador da SOAP (State Of Art Presentation), uma das maiores agências especializadas em apresentações do país.
Neste e-Talks, de 2016, da Endeavor Brasil, Joni apresentou de forma dinâmica e super fácil todos os passos que você precisa dar e ao que precisa estar atento para construir uma apresentação cativante, interessante e que, claro, gere o resultado esperado.
“Apresentação é a vida sem as partes chatas” — Joni Galvao
Confira:
E para não perder o costume, destacamos 3 pontos que vale a pena frisar nessa apresentação:
- Descubra a mensagem central de toda apresentação que você for fazer e, em seguida, defina um tema. Por fim, compile esse tema em um slogan. E, claro, planeje o seu começo (primeiros 30 segundos) da sua apresentação. Faça um começo memorável e, consequentemente, crie interesse na sua audiência.
- Apresentações que não contam histórias tendem a ser chatas. Por isso é necessário ter entretenimento — mas ele deve estar aliado ao conteúdo e não ser um elemento descolado da apresentação.
- Quanto mais visual a sua apresentação for, maior a chance de reterem aquela informação. E isso também tem a ver com a conexão emocional que você consegue estabelecer, com a intensidade do momento, da abordagem…
E como tem muito insight bom nesse vídeo, hoje, tem um extra: só vai haver adesão se houver entendimento da sua ideia.