Em meu último post, falei em linhas gerais sobre como funciona a Avaliação Heurística, que é um método de inspeção para encontrar determinados tipos de problemas em uma interface de usuário e avaliar a sua conformidade com uma lista de princípios de usabilidade escolhida previamente (as heurísticas).
A lista de heurísticas de Arquitetura de Informação que trago neste post foram descritas por Louis Rosenfeld, que é consultor e fundador da Rosenfeld Media, além de co-autor do livro Information Architecture for The World Wide Web, o famoso “livro do urso polar”, maior referência na Arquitetura de Informação desde que foi lançado em 1998.
Definições de Arquitetura de Informação
O termo Arquiteto de Informação foi cunhado em 1976 por Richard Saul Wurman em seu livro “Ansiedade de Informação”, da sua reação a uma sociedade que diariamente cria enormes quantidades de informação, mas com pouco cuidado ou ordem. Richard é um arquiteto e designer gráfico. Ele é considerado um pioneiro na prática de tornar a informação compreensível – talvez possa ser considerado um dos pais da Arquitetura de Informação.
Uma edição do The New York Times em um dia de semana contém mais informação do que o comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII. (Richard Saul Wurman)
A Arquitetura de Informação é a disciplina responsável por organizar, rotular e projetar todo o design estrutural de sites, intranets, comunidades on-line e softwares, como suporte para a usabilidade e a encontrabilidade das informações. No “livro do urso polar”, Louis Rosenfeld e Peter Morville descrevem as seguintes definições básicas de arquitetura de Informação:
- A combinação de organização, rotulação e esquemas de navegação dentro de um sistema de informações.
- O design estrutural de um espaço de informação para facilitar a conclusão de tarefas e acesso intuitivo ao conteúdo.
- A ciência e a arte de estruturar e classificar websites e intranets para ajudar pessoas a encontrar e administrar informação.
- É uma disciplina emergente e uma comunidade de prática, focada em trazer para o contexto digital os princípios de design e arquitetura.
Ainda no “livro do urso polar”, Rosenfeld e Morville publicaram um diagrama contendo o que seriam os três círculos da Arquitetura de Informação:
- Contexto – engloba metas e restrições de negócio, a cultura e a política da empresa, os recursos e a tecnologia.
- Usuários – são o público-alvo para a informação, incluindo suas necessidades, o seu comportamento e suas experiências.
- Conteúdos – podem incluir textos, dados numéricos, imagens, vídeos e documentos.
Heurísticas para Arquitetura de Informação
Eu considero as Heurísticas de Arquitetura de Informação que veremos a seguir como essenciais para qualquer projeto, porém uma avaliação heurística não deve ser feita utilizando apenas essa lista como base. O ideal é utilizarmos esses princípios como suporte a uma lista de heurísticas de usabilidade, para poder contemplar todos os aspectos da interação de um usuário com as nossas interfaces.
Então, vamos a elas.
Página principal
- Suporta múltiplas maneiras de alcançar o conteúdo? (busca, navegação local e global, índice remissivo, mapa do site, etc.)
- Destaca as melhores maneiras para alcançar o conteúdo? (suportar poucas maneiras que sejam úteis ao usuário é mais efetivo em termos de custos que prover todos as possíveis maneiras.)
- Orienta o usuário sobre o assunto do site e sobre qual é o conteúdo disponível? (isso é especialmente importante se houverem muitos usuários novatos que visitam o site.)
- Atende aos usuários que já visitaram o site e sabem o que estão procurando?
Interface de busca
- É fácil encontrá-la e está posicionada consistentemente?
- É fácil de usá-la? (Uma simples caixa de busca com um botão é normalmente suficiente e geralmente é a primeira coisa que o usuário procura quando deseja fazer uma busca)
- Permite que o usuário refaça ou refine sua busca?
- Os construtores de query são usados eficazmente? (os construtores de query incluem o corretor ortográfico, a pesquisa de radicais, a busca por conceito e a busca em tesauros.)
Resultados da busca
- Os resultados relevantes estão no topo da lista?
- Está claro quais foram os parâmetros usados na busca? (muitos mecanismos de busca repetem as palavras chaves e os parâmetros digitados)
- Está claro o que foi buscado? (isso é especialmente importante quando existem várias áreas de busca)
- Está claro quantos resultados foram encontrados?
- As informações apresentadas para cada usuário são úteis? (deve existir informação suficiente para distinguir os resultados)
- Os resultados estão agrupados de uma forma útil?
Navegação global
- É possível se mover através do site com poucos cliques?
- A amplitude e a profundidade da estrutura estão balanceadas?
- Os rótulos são claros e significativos?
Navegação contextual
- Está claro onde estou tanto em termos de qual site estou como também em que lugar dentro do site estou?
- Existem poucas opções que me conduzem onde eu gostaria de ir em seguida?
- As opções tem rótulos claros?
Referências