Porque um profissional que não trabalha com desenvolvimento de sites deve aprender HTML?
Esse foi um questionamento que surgiu de alguns de meus alunos do curso de “Habilidades Online”, organizado pela Escola de Comunicação, quando após uma aula sobre WordPress, eu os preparava para o tema das próximas aulas, o HTML.
Recebendo a questão assim, bem na hora de ir embora e sem muito tempo pra molhar o bico, argumentei que o fato de conhecer HTML e saber como as páginas são feitas poderia ajuda-los a navegar de forma mais segura e aumentar a produtividade. Bem, eu concordo que isso por si só não foi uma resposta das mais convincentes, e os alunos (que na sua grande maioria são jornalistas) não gostaram muito da ideia de aprender HTML, afirmando que prefeririam aprender mais coisas sobre WordPress ou até mesmo aprender Dreamweaver. Então, achei que devia convence-los!
A primeira coisa que fiz foi jogar essa questão em algumas listas de discussão, para que outros profissionais que também usam a Internet como ferramenta de trabalho (não necessariamente web designers ou programadores) colocassem seus pontos de vista, e consegui uma pequena discussão de aproximadamente 70 a 80 e-mails, em 3 listas de discussão.
Alguns pessoas opnaram que nenhum profissional que usa a internet como ferramenta precisaria aprender HTML (a não ser que trabalhasse desenvolvendo sites), porque hoje as ferramentas disponíveis (blogs, CMSs, etc) fornecem recursos para publicação de conteúdo sem a necessidade de se conhecer uma linguagem de marcação, através de editores do tipo WYSIWYG. Alguns usaram analogias do tipo “se eu compro uma TV, não quero saber como funciona por dentro, quero apenas apertar o botão e ve-la funcionar”.
Porém a grande maioria daqueles que opnaram se mostraram favoráveis à que todo profissional que usa a internet como ferramenta deveria sim conhecer minimamente o HTML. O primeiro comentário interessante foi o do Jader Rubini, que disse:
Assim como quem está na auto-escola tem que aprender noções de mecânica (ainda que ele leve o carro a um mecânico a cada barulho estranho que notar), todos os que trabalham com internet, direta ou indiretamente, devem ter noções básicas de HTML
Seguindo o mesmo raciocínio automobilístico, o Marlos Ápyus comentou:
Eu não sou mecânico, não construo nem conserto carros, mas é sempre bom que eu, enquanto motorista (ou seja, enquanto alguém que utiliza o carro para os mais variados fins) saiba ao menos conferir o nível do óleo, a calibragem dos pneus, trocar um pneu, etc
Logicamente, nenhum profissional é obrigado a aprender HTML, assim como conhecer HTML não é nenhum pré-requisito para se trabalhar com internet. Porém, é inegável que as pessoas que aprendem HTML (assim como as que aprendem sobre o que é HTTP, FTP, POP, SMTP, DNS ou TCP/IP) terão uma navegação mais segura e um melhor desempenho. Cansei de ver profissionais que trabalham com internet não saberem postar um link em um e-mail, ou não saberem o que fazer quando não conseguem acessar um site em que o navegador indica que o certificado de segurança expirou ou é inválido, ou então não entenderem o porque ao clicar em um link de contato em uma página não aparece um formulário, mas sim uma janela de um tal de Outlook, que eles nem sabiam pra que servia.
Claro que não estamos falando de usuários finais na forma mais específica, mas daqueles que realmente usam a internet como ferramenta de trabalho. Conhecer HTML ajudará a entender a demanda de trabalho daqueles profissionais de desenvolvimento que fazem parte da sua equipe, ou que você contratou para fazer um site, ou para entender porque o uso do Flash no site atrapalha em questões de acessibilidade ou SEO, ou até mesmo para aprender a verificar o destino de links em e-mails suspeitos, evitando os vírus de computador.
HTML não é nenhum bicho de sete cabeças. Logicamente que para ser um HTMLer de respeito exige esforço, da mesma forma que exigia-se para ser um datilografo de primeira linha. Aqueles que usavam a máquina de escrever com apenas dois dedos são capazes de aprender algumas tags de HTML.
E você que lê isso agora, acha que é importante que os novos profissionais, aqueles que usam a Internet como ferramenta de trabalho, aprendam HTML?